quinta-feira, 28 de junho de 2012

terça-feira, 19 de junho de 2012

Os Jovens Hoje



Estudo sobre os Jovens de Hoje

O rap de Férréz (estudado na sala de aula) fala que um dos lados bons da periferia é encontrar “meninas com bonecas e não com filhos “, fazendo referência a um problema muito sério e preocupante: a gravidez precoce,que significa, quase sempre, abandono dos estudos e ingresso antecipado na vida adulta.

Para falar um pouco sobre isso, vamos ler a entrevista realizada pelo dr. Drauzio Varella com a Dra. Adrian Lippi Waissman, médica obstetra do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, especializada em gravidez na adolescência.

Para entendermos o assunto, vamos estudar uma entrevista que Drauzio Varella realizou com a médica obstetra, Dra. Adriana Lippi Waissman



Procedimento:
a) Ler a entrevista.
b) Fazer o download do arquivo e salvar o arquivo na pasta de Português identificando pelo nome dos alunos e turma (exemplo: 9A_Maria_Ana_Questionário).
c) Responder ao questionário.


Sequência das atividades do projeto, realizadas na sala de aula

1. Iniciando:
Selecionar figuras onde apareçam jovens realizando alguma atividade: trabalho, lazer, esportes, família, relacionamentos,cidadania, educação...

Montar um painel para deixar exposto na sala de aula.

2. Escrita de uma reflexão:
a) Ler o resumo das conclusões da pesquisa encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo.
"Eles querem cuidar da vida, encontrar um lugar ao sol, ter um emprego decente e definir sua identidade por meio do trabalho de que gostam.Preocupam-se sobretudo com família, saúde, trabalho e estudo.Em matéria de política, a maioria se posiciona à direita ou ao centro e não tem interesse em participar de movimentos sociais.Eles têm opiniões parecidas com as da média nacional: são contra a legalização do aborto, contra a descriminalização da maconha e a favor da diminuição da maioridade penal.Sobre a pena de morte, estão divididos meio a meio.Não são aventureiros; têm pouca vontade de viajar e estão preocupados com a violência(...)E, em sua maioria, acham que o que aprendem na escola é de grande utilidade para o futuro."
(Resumo das conclusões de pesquisa Datafolha publicada no jornal Folha de S.Paulo -27 de jul.2008 )
b) Escrever uma produção textual, posicionando-se a favor ou contra das idéias apresentadas nesta conclusão.

3. Interpretando oralmente um texto 
Texto  Ponto de vista sobre o campo de batalha

Cada aluno deverá elaborar duas questões sobre o texto e as propõe a um colega.As respostas devem ser devolvidas a quem formulou as questões para que ele verifique se as considera satisfatórias.Depois, as perguntas mais interessantes devem ser propostas à classe.

4. Construindo e reconstruindo os sentidos do texto

Antes de começar, é preciso entender :
Rap: termo em inglês formado com as iniciais da expressão rgythm and poetry (ritmo e poesia)

a) Leitura da letra do rap : Lado bom


LADO BOM

Periferia tem seu lado bom
Manos, vielas, e futebol no campão.
Meninas com bonecas e não com filhos
Planejando assim um futuro positivo

Sua paz e você que define
Longe do álcool, longe do crime.
A escola é o caminho do sucesso
Pro pobre honrar desde o começo

E dizer bem alto que somos a herança
De um país que não promoveu as mudanças
Sem atrasar ninguém rapaz
Fazendo sua vida se adiantar na paz

Jogando bolinha, jogando peão
Vi nos olhos da criança a revolução
Que solta a pipa pensando em voar
Para não ver o barraco que era o seu lar

Periferia lado bom o que você me diz
Alguns motivos pra te deixar feliz
Longe do álcool, longe do crime.
Sua paz é você que define.

E nessa pipa no céu eu vi planar
A paz necessária para se avançar
Ânimo, positivismo em ação.
Hip-Hop cultura de rua e educação


Foi assim que criaram e assim que tem que ser
O mestre de cerimônia rimando pra você
Enquanto o DJ troca as bases
O grafiteiro pinta todo contraste

Da favela pro mundo
O caminho do rap pelo estudo
Por isso eu não me iludo
Roupa de marca não é meu escudo

Detentos já te disse no começo
E estudar do sucesso é o preço
Porque a fama não cabe num coração pequeno
Então positivismo pra vencer vai vendo

Periferia lado bom o que você me diz
alguns motivos pra te deixar feliz
Longe do álcool, longe do crime.
Sua paz e você que define



(Reginaldo Ferreira da Silva, o Ferréz)
b) Convidar alunos que queiram cantar o rap e apresentar-se para os colegas.
c) Responder o questionário no caderno:
  1. Por que os autores do texto 1 deram-lhe como título “Ponto de vista sobre o campo de batalha”?
  2. Como eles descrevem a vida nesse campo de batalha?
  3. Os autores afirmam que, neste local, os moradores não têm oportunidades para progredir.
  4. Apesar dessa constatação, eles aceitam passivamente essas circunstâncias? Cite um trecho que deixa clara essa posição.
  5. O que propõem como alternativa?
  6. Que atividades citadas no texto exemplificam ações alternativas com esses objetivos?
  7. A letra do rap composto por Ferréz compartilha ou contraria essa visão?
  8. Com que objetivo os autores teriam escrito esses textos?
  9. Em sua opinião , a que público esses textos visam?

Professora da turma: Elair Cristofolini Milchert

Turmas: 9º Ano A-B-C 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Reforço_ Escolar Quem Eu Sou


1.Autorretrato: Para trabalhar o autorretrato, vamos conhecer alguns autorretratos de artistas famosos:


2.Autorretrato: Pesquisar o significado do nome:

Geografia- Profº Giba


Data: 11/06 a 14/06.
Conteúdo: Blocos econômicos.

Objetivos:

  • Listar os blocos econômicos existentes;
  • Perceber como os avanços tecnológicos e o processo de globalização intensificou a desigualdade entre os países e a degradação ambiental.
  • Elaborar mapas conceituais.
Cronograma: 3h/a
Estratégias: Aula expositiva e dialogada, internet, Impress (Apresentação eletrônica).
Recursos didáticos a serem utilizados: quadro-branco, livro didático, mapas e projetor multimídia.
Procedimentos de fixação/avaliação: Participação dos alunos em sala de aula e mapa conceitual.

Referencial bibliográfico:Aluno:·O espaço geográfico: Projeto Araribá: geografia/ organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Sonia Cunha de Souza Danelli. – 2. Ed. – São Paulo: Moderna 2007. 8º. Anos.
Professor:·O espaço geográfico: Sampaio, Francisco Coelho. A organização do espaço americano : 7a. Série. 2a. Edição – Curitiba; Positivo, 2005.SILVA, Vagner Augusto da. Geografia do Brasil e geral: povos e territórios: v. Único. 1. Ed. – São Paulo: Escala Educacional, 2005.
Projeto Araribá: geografia 7ª. série/obra coletiva. São Paulo: Moderna 2006.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ciências Naturais


Prof.ª Márcia Regina Carlon
Disciplina: Ciências Naturais
Turmas: 9º anos A e B.

Balanceamento de Equações Químicas – Sala Informatizada
Atividade de Fixação
O balanceamento de equações químicas consiste em igualar o número de elementos dos produtos com os reagentes. De acordo com a Lei de Lavoisier: “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Assim sendo, os elementos químicos que compõe os reagentes devem aparecer em igual quantidade nos produtos, apenas trocando de posição.
Assistir a animação do seguinte link:
Resolvendo os problemas propostos ao longo da animação, para poder assistir até o final. Não é necessário anotar os resultados.
ATIVIDADE
De acordo com os conceitos trabalhados em sala de aula, resolver os exercícios dos links abaixo, anotando as respostas no gabarito que deverá ser entregue à professora ao final da aula.
Exercício 1

Exercício 2

Exercício 3

segunda-feira, 4 de junho de 2012


Problemas Matemáticos...  5ºanos

Objetivos: Resolver problemas matemáticos interpretando os textos apresentados e registrando todas as etapas do cálculo efetuado.

1) Problemas Matemáticos Simples 1:


3) Meteor Multiplication é um jogo bastante divertido para treinar as operações de multiplicação exigindo raciocínio rápido e habilidade com o teclado. 
3º anos